Cabeçalho

SENAR-AR/RO realiza curso de Montagem Hidropônica, no município de Espigão do Oeste

Cabeçalho matéria
Cabeçalho matéria
Cabeçalho matéria
Cabeçalho matéria
Cabeçalho matéria

SENAR-AR/RO realiza curso de Montagem Hidropônica, no município de Espigão do Oeste

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/RO) em parceria com o Sindicado dos Produtores Rurais, realizou o curso de Montagem Hidropônica no município de Espigão do Oeste.

Hidroponia significa “trabalho na água”, é uma técnica de cultivo de hortaliças, frutos e flores, em que as plantas não entram em contato com o solo, mas em soluções nutritivas, que são preparadas cuidadosamente para nutrir a planta, circulando entre suas raízes. É um cultivo limpo onde a planta recebe apenas o que necessita e na dose correta: sol, apoio, água arejada e nutriente.

Foi passado aos alunos todo o processo do cultivo que vai desde a montagem da instalação ao transporte e comercialização, aprenderam que essa técnica permite cultivar qualquer espécie de planta, alface e tomate são exemplos. Pode-se citar também: abobrinha, pimentão, pepino, morango, melão e plantas ornamentais como crisântemos, rosas e gladíolos. O que algumas espécies, agrega tanto para consumo próprio quanto para o comércio.

Outra característica da Agricultura Hidropônica é produzir no interior de estufas fechadas. O fato de a planta não ter contato direto com o solo e ficar dentro de uma estufa, reduz bastante a contaminação e modifica as condições meteorológicas. Isto resulta em plantas mais sadias, podendo ser produzidas, praticamente durante todo o ano.

A Educadora do SENAR, comentou “O segredo da hidroponicultura, é que as atividades absorvem muito bem a mão-de-obra familiar. Idosos, jovens, crianças, homens, mulheres. Todos podem participar, pois não há capina, nem manuseio com tratores e implementos agrícolas.”

O Superintendente do SENAR, Elmerson Lira, concluiu “Dentre os fatores que podem inibir o crescimento do negócio, levamos em conta os custos de produção mais altos que a agricultura tradicional, o preço elevado da estrutura física em muitos casos e a escassez de mão-de-obra especializada. Esses fatores podem se refletir no preço dos alimentos hidropônicos que chegam ao consumidor. Por isso, antes de começar um projeto de hidroponia, o produtor deve fazer uma análise do mercado para verificar qual o melhor cultivo para a sua região, analisar o preço que poderá vender estes produtos e quanto é necessário produzir para obter lucro.”

                     

Reacties op deze pagina zijn gesloten.
FONTE:SENAR RONDONIA
Comente com o Facebook!
BMC
BMC
BMC

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *